Nesta quinta-feira, 9, o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira, se encontrará com seu colega paraguaio, Julio César Arriola. A pauta de temas inclui Itaipu Binacional, integração física, comércio e investimentos, segurança, cooperação, entre outros pontos.
Durante a posse de Lula, Arriola manteve um encontro introdutório com seu homólogo que se estendeu durante a Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), realizada em Buenos Aires, no mês de janeiro.
Na ocasião, Arriola e Vieira falaram sobre o estreitamento das relações entre os dois países, destacando questões bilaterais estratégicas, como a interligação física para unir seus territórios, com destaque para o Corredor Bioceânico e a Ponte da Integração.
Tratado de Itaipu
Os dois ministros também deverão conversar sobre as negociações para um novo Tratado de Itaipu. No dia 28 de fevereiro, Brasil e Paraguai celebraram a quitação da dívida contraída para a construção da binacional. Os últimos pagamentos foram destinados à Eletrobras e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e somaram US$ 115 milhões.
Para as autoridades brasileiras e paraguaias, a quitação abre caminho para a renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipu, que estabelece as bases financeiras e de prestação dos serviços de eletricidade da usina. As negociações devem começar em agosto deste ano.
Por Marcelo Rech
InfoRel
Imagem: Alexandre Marchetti / Itaipu Binacional