CREDN discutirá a exigência de vistos para Austrália, Canadá, EUA e Japão

por | mar 23, 2023 | 16h

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) aprovou, nesta quarta-feira, 22, requerimento do deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS), para que seja realizada reunião de audiência pública destinada a tratar da exigência de vistos, pelo Brasil, para nacionais da Austrália, Canadá, EUA e Japão.

A reunião ainda será marcada, mas o deputado quer chamar representantes dos ministérios do Turismo e das Relações Exteriores, além da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo; da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; e Associação Brasileira das Empresas Aéreas.

Em geral, os deputados entendem que o princípio da reciprocidade, não se aplica, pois cria embaraços para aqueles que desejam viajar para o Brasil. O visto para nacionais desses quatro países havia sido dispensado em 2019, por meio do Decreto nº 9.731.

“Em primeiro lugar, a probabilidade de a estratégia funcionar é baixa, uma vez que a razão para esta exigência — a imigração ilegal de brasileiros para estes países — ainda persiste. Em segundo lugar, a estratégia é elitista, pois, visando facilitar a vida dos brasileiros que têm condições para viajar ao exterior, coloca em risco o emprego e a renda do ambulante de São Luís do Maranhão, da camareira de Porto de Galinhas, da dona de pousada de Alter do Chão. Em terceiro lugar, a estratégia é autodestrutiva, pois, ao mesmo tempo em que pune o estrangeiro que gostaria de visitar o Brasil, pune também os brasileiros que vivem do turismo”, explicou van Hattem.

De acordo com o deputado, na América Latina, dentre 30 países, apenas Cuba, Bolívia e Venezuela seguem o princípio da reciprocidade e exigem vistos de nacionais dos EUA. O visto brasileiro custa, em média, US$ 160.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: Reprodução