Os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Defesa, José Múcio Monteiro, serão recebidos em audiência pública pela CREDN. Para tanto, foram aprovados quatro requerimentos nesta quarta-feira, 22, de autoria dos deputados Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e Marcel van Hattem (NOVO-RS). As datas das audiências serão negociadas com os respectivos ministérios.
“Com a posse do novo Governo, em 1º de janeiro, foi inaugurado um novo ciclo político no País e com ele um modelo de governança distinto daquele adotado até então, o que redundará em mudanças significativas nas nossas políticas Externa e de Defesa”, explicou Paulo Alexandre.
No caso da Defesa, a CREDN priorizará as discussões em torno dos Projetos Estratégicos e a previsibilidade orçamentária para as Forças Armadas. No campo das Relações Exteriores, o foco estará na ratificação do Tratado de Livre Comércio MERCOSUL – UE, a adesão do Brasil à OCDE e os impactos da guerra na Europa, nas cadeias logísticas de suprimento.
Segundo Paulo Alexandre, “o mundo vive um dos momentos mais conturbados, com tensões e instabilidades em todas as regiões e disputas geopolíticas e comerciais entre as grandes potências. Além disso, a guerra russo-ucraniana desestabilizou o mundo todo. Como uma das dez principais economias do planeta, o Brasil não pode negligenciar o seu papel neste contexto”, afirmou.
Por Marcelo Rech
InfoRel
Imagem: Alexssandro Loyola – CREDN