Brasil e Canadá fortalecem diálogo para parcerias comerciais

por | abr 25, 2023 | 15h

O vice-ministro do Comércio Internacional do Ministério das Relações Exteriores do Canadá, Rob Stewart, e representantes da Embaixada canadense, foram recebidos pela Secretária-Executiva substituta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Aline Damasceno, com o objetivo de estreitar as relações comerciais entre os dois países.

No encontro, realizado no último dia 14, Aline destacou que os dois países compartilham dos mesmos valores, no que diz respeito à democracia, ao crescimento econômico em bases sustentáveis e ao comércio inclusivo. Por sua vez, o vice-ministro reforçou que esses valores reforçam o profundo interesse do governo canadense em estreitar as relações com o Brasil.

De acordo com o MDIC, durante o encontro, Brasil e Canadá tiveram a oportunidade de apresentar os principais temas de interesse, todos convergentes a um maior aprofundamento das relações bilaterais e da cooperação em foros multilaterais, a exemplo da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Ambos os países coincidiram, ainda, na importância de se avançar no acordo de livre comércio entre o MERCOSUL e o Canadá, além de fortalecer o diálogo em sustentabilidade, gênero e comércio inclusivo, tendo o Canadá destacado o papel dos povos indígenas no comércio. No dia 20, o presidente Lula conversou com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, a quem convidou para visitar o Brasil.

Os dois também discutiram a possibilidade de um encontro bilateral à margem da próxima reunião do G-20, a realizar-se entre 19 e 21 de maio, em Hiroshima, Japão. Uma das prioridades para o Brasil é a importação de fertilizantes.

Neste sentido, os dois países devem iniciar em breve, uma discussão sobre o potencial de ampliação da cooperação no segmento de fertilizantes, dentro de uma abordagem estratégica para a intensificação do comércio e dos investimentos canadenses, além do conhecimento para o desenvolvimento da produção de biofertilizantes no Brasil.

Hoje, o Canadá é o maior produtor mundial de fertilizantes à base de potássio e o Brasil responde por, aproximadamente, 8,5% do consumo global, ocupando o quarto lugar. Com a guerra na Europa, os riscos de abastecimento são constantes e, com isso, a produção agrícola brasileira. Brasil e Canadá também querem trabalhar na produção de biossimilares, medicamentos produzidos a partir de células vivas, como plantas e microrganismos. Levando em consideração a larga experiência canadense na área e o enorme potencial da biodiversidade brasileira, o Brasil busca a parceria do Canadá para incrementar a oferta e permitir a redução dos preços desses medicamentos no Brasil, facilitando o acesso da população.