Representante dos EUA na ONU, discute cooperação com o Brasil

por | maio 2, 2023 | 18h

A embaixadora Linda Thomas-Greenfield, representante dos EUA nas Nações Unidas, está no Brasil para uma série de reuniões em Brasília e Salvador, de 2 a 4 de maio. De acordo com a Embaixada norte-americana, enquanto estiver no Brasil, ela se reunirá com funcionários do alto escalão do governo brasileiro, membros da sociedade civil e ONGs.

O foco de da visita são os desafios e prioridades compartilhados, incluindo a promoção da democracia e da cooperação multilateral, combate às mudanças climáticas, salvaguarda da segurança alimentar, cooperação contínua em migração regional e garantia de equidade para comunidades raciais, étnicas e indígenas marginalizadas.

Em Brasília, a embaixadora Thomas-Greenfield se reunirá com autoridades do governo brasileiro para discutir nossa parceria na região e nas Nações Unidas, inclusive sobre clima e segurança alimentar. Ela se reunirá com representantes da ONU e de ONGs que apoiam os mais de 250 mil migrantes, refugiados e solicitantes de asilo venezuelanos que estão no Brasil. Além disso, a embaixadora também se encontrará com estudantes e pesquisadores de relações internacionais da UnB, onde falará sobre a força do relacionamento Brasil-EUA.

Discriminação Em Salvador, ela destacará o compromisso dos EUA em revigorar o Plano de Ação Conjunta Brasil-EUA para Eliminar a Discriminação Racial e Étnica e Promover a Igualdade (JAPER). A representante especial dos EUA para Justiça e Igualdade Racial, Desirée Cormier Smith e a embaixadora participarão de encontros com a sociedade civil e a juventude afro-brasileira sobre programas conjuntos que beneficiam comunidades raciais, étnicas e indígenas marginalizadas, incluindo pessoas de ascendência africana. A embaixadora será a primeira autoridade ministerial a visitar Salvador desde que o JAPER foi assinado pela então secretária de Estado Condoleezza Rice, em 2008.