Nesta quarta-feira, 24, o Secretário Nacional de Justiça, Augusto Botelho, reuniu-se em Viena, na Áustria, com o ministro da Justiça do Paraguai, Daniel Benítez. Os dois aproveitaram para reforçar a cooperação em segurança, à margem da 32.ª sessão da Comissão para a Prevenção do Crime e Justiça Criminal (CCPCJ).
Brasil e Paraguai ratificaram o compromisso de continuar somando esforços para combater o crime em todas as suas formas. Durante o encontro, Botelho assegurou que o Brasil pretende consolidar os esforços no combate ao crime organizado e o narcotráfico.
Também na quarta-feira, 24, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em exposição na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), revelou que o tema segurança regional, será uma das prioridades para a UNASUL, que será relançada no dia 30.
Segundo o ministério da Justiça do Paraguai, “em consonância com esses objetivos, ambas as autoridades concordaram em continuar promovendo a cooperação técnica e operacional, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências bem-sucedidas no combate ao crime organizado e ao narcotráfico”.
Além disso, destacaram o valor do treinamento e educação dos funcionários, a fim de fortalecer suas capacidades e melhorar a eficácia das ações contra essas atividades ilegais.