Nesta terça-feira, 27, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu com o ministro do Meio Ambiente e da Ação Climática de Portugal, Duarte Cordeiro, em Lisboa, quando decidiram pela criação de dois grupos de trabalho para o intercâmbio de informações e projetos nas áreas de mineração e energia, além da prospecção de novos negócios e investimentos entre os dois países.
Em abril, o presidente Lula assinou 13 instrumentos de cooperação luso-brasileira, entre eles nas áreas de Energia, Geologia e Minas. Em Lisboa, Silveira participou de um fórum sobre mudanças climáticas e vem realizando reuniões com empresas portuguesas nas áreas de energia e mineração visando a atração de novos investimentos para o Brasil.
Segundo ele, “estamos cada vez mais avançando nas parcerias com outros países, mostrando as potencialidades do Brasil neste setor tão importante e o planejamento estratégico realizado pelo nosso governo. Seguimos em busca de novos investimentos, gerando emprego e renda para o nosso povo, além de consolidar o país como protagonista na transição energética. Como disse o presidente Lula, estamos reabrindo as portas do mundo para o Brasil”, explicou.
Na parceria luso-brasileira, o objetivo principal é avançar no desenvolvimento e implementação da cooperação institucional, técnica e científica para a realização conjunta de programas, projetos e atividades. Na área de energia, por exemplo, busca-se identificar projetos para a produção de energia renovável e programas e iniciativas de eficiência energética, além da integração de eletricidade renovável na rede e armazenamento de energia. Já na área da mineração, o objetivo é partilhar experiências e pesquisas para a ampliação da produção mineral, como no processamento de lítio e outros minerais críticos, produção de componentes e baterias e estudos sobre as condições de infraestrutura e logística regional.