O governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, reuniu-se nesta quarta-feira, 5, com o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, na Embaixada do Brasil em Assunção. O tema principal do encontro foi o trabalho conjunto para viabilizar a Rota Bioceânica.
“Nossa conversa passou por vários assuntos, como a Rota Bioceânica, a hidrovia tão importante para o Paraguai e o Brasil, assim como o intercâmbio não só cultural, mas comercial entre os dois países”, afirmou. Ele também manifestou preocupação com os aspectos sanitários do rebanho e da agricultura do Estado e cobrou a agilização das questões aduaneiras entre Brasil e Paraguai, para evitar problemas no futuro.
Rota Bioceânica
No entanto, o principal projeto em pauta é o corredor bioceânico, que vai ligar o Mato Grosso do Sul à Argentina, Chile e Paraguai, encurtando o caminho para o Pacífico e ampliando os mercados asiáticos para os produtos brasileiros. O Governo do Estado está investimento mais de R$ 80 milhões nas obras na cidade de Porto Murtinho, onde está se construída a ponte sobre o Rio Paraguai, na fronteira com o município de Carmelo Peralta, no Paraguai. A obra também conta com recursos da Itaipu Binacional.
De acordo com o governo sul-mato-grossense, 24,68% das obras da ponte estão concluídas e aproximadamente 450 pessoas trabalham nas duas margens do Rio Paraguai. Com valor estimado em US$ 85 milhões a estrutura terá uma extensão de 1.294 metros. A previsão é que a ponte seja inaugurada no primeiro semestre de 2025.