Nesta segunda-feira, 14, Brasil e Emirados Árabes Unidos iniciaram mais uma rodada de diálogo voltado para parcerias na agricultura. Para tanto, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu, o Ministro de Comércio Exterior dos Emirados Árabes, Thani bin Ahmed Al Zeyoud.
De acordo com o MAPA, o encontro serviu para dar andamento às conversas iniciadas durante missão oficial de Fávaro àquele país este ano. Os Emirados já importam carne bovina, de frango e açúcar e há espaço para ampliar a exportação de produtos como frutas e realizar cooperações na área de tecnologia e inovação no agronegócio.
Segundo Fávaro, “a parceria com os Emirados Árabes será oportunidade de ampliarmos as exportações para o país que se tornou um hub de distribuição de produtos brasileiros para todo o Oriente Médio e Ásia”, afirmou. Os Emirados Árabes também têm interesse na troca de tecnologia entre a Embrapa e o órgão similar dos Emirados Árabes, além do intercâmbio com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA).
Carlos Fávaro informou, ainda, que o Brasil irá dobrar a área de produção de alimentos no país sem desmatamento. Neste sentido, o governo pretende recuperar até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade para aumento da produção agropecuária com sequestro de carbono e manutenção de 66% do território preservado do Brasil. Desta forma, o Brasil quer atrair a atenção dos fundos de investimentos dos Emirados para o agronegócio.