Brasil será o primeiro país a exportar frango para Israel

por | set 5, 2023 | 11h

No dia 31 de agosto, Brasil e Israel fecharam um acordo que permitirá a exportação de carne de frango para aquele país. Para ser o primeiro a fazê-lo, as empresas brasileiras deverão cumprir os rigorosos padrões de produção kasher (que significa “apropriado”) informou o Ministério da Agricultura e Pecuária.

De acordo com informações fornecidas pela Associação Brasileira de Proteína Animal, Israel apresenta uma demanda crescente por carne de frango. Estimativas do ministério, revelam que o país consome mais de 600 mil toneladas anualmente, com uma projeção de alcançar 700 mil toneladas por ano até 2026.

O frango é a proteína animal mais consumida em Israel, com um consumo médio de mais de 42 quilos por pessoa anualmente, uma das taxas mais elevadas do mundo. Além disso, a qualidade do produto brasileiro pesou na decisão.

Com o acordo, o setor de carne de frango deverá alcançar um recorde histórico, superando a marca de 5 milhões de toneladas exportadas para todo o mundo pela primeira vez. Esse volume representa um aumento de até 8% em comparação com os embarques do ano passado.

O presidente da Câmara de Comércio Brasil–Israel, Renato Ochman, “esse avanço representa não apenas um impulso substancial para o comércio bilateral entre os dois países, mas também simboliza a confiança e a maturidade nas relações comerciais entre Brasil e Israel”.

Ochman destacou, ainda, que a liberação das importações de carne de frango brasileira por parte de Israel é resultado de anos de discussões e negociações. “Esse acordo não é apenas uma resposta à alta demanda por carne de frango em Israel, mas também reflete a solidificação de uma parceria comercial sólida e promissora entre as nações”, concluiu.