Nesta quarta-feira, 9, o Centro Empresarial China – Brasil, realizará em São Paulo, a sua conferência anual, quando o setor privado avalia e discute o estado das relações bilaterais. Nesta edição, estarão juntos, o atual vice-presidente, Hamilton Mourão, e o futuro, Geraldo Alckmin. O vice-presidente da República, pelo Brasil, preside a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), principal mecanismo de diálogo bilateral.
A conferencia intitulada “Brasil e China – Construindo Pontes em uma Nova Ordem Mundial”, terá lugar a partir das 9h e irá até às 13h. O evento contará, também, com a participação do presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Marcos Troyjo, do Sócio e Diretor de Pesquisa da GavekalDragonomcis, Arthur Kroeber, e do Economista-chefe da Bloomberg, Tom Orlik.
Além disso, executivos de empresas associadas ao CEBC discutirão novas avenidas para os negócios bilaterais. O evento conta com o patrocínio das empresas Vale, BOCOM BBM, Comexport, Suzano e Marcus Cavalcanti. O setor privado teme que as relações bilaterais passem por novas turbulências.
Hamilton Mourão estará na abertura, junto com o presidente do CEBC, Luiz Augusto de Castro Neves, e discutirá os avanços da relação sino-brasileira nos últimos quatro anos. A ideia do CEBC é que Mourão e Alckmin possam ver-se juntos, o que passaria uma imagem positiva da transição em curso.
O primeiro painel, com moderação do ex-Embaixador do Brasil na China e membro do Comitê Consultivo do CEBC, Marcos Caramuru, traz dois dos principais especialistas em China no mundo, o Sócio e Diretor de Pesquisa da GavekalDragonomics, Arthur Kroeber, e o Economista-Chefe da Bloomberg, Tom Orlik, que discutirão Os Desafios da Transição da Economia Chinesa.
Fabiana D’Atri, economista da Bradesco Asset e Diretora de Economia do CEBC, fará a moderação do segundo painel, que terá a participação de Alexandre Lowenkron, Presidente Executivo do BOCOM BBM, Luiz Ricardo de Medeiros Santiago, Diretor Global de Relações Institucionais da Vale, Mariana Lisbôa, Head de Relações Corporativas e Internacionais da Suzano, Roberto Milani, Vice-Presidente Executivo da Comexport, e Sueme Mori, Diretora de Relações Internacionais da CNA.
As perspectivas para os próximos quatro anos da relação sino-brasileira será o tema do painel de encerramento, que terá a participação de Geraldo Alckmin, de Castro Neves e do Presidente Emérito do CEBC, Embaixador Sergio Amaral. Em outubro, o governo brasileiro concedeu o agreement ao futuro Embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, mas ele assumirá o posto apenas em janeiro e não estará presente no evento.
Por Marcelo Rech
InfoRel
Imagem: gov.br